quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Orçamento de Estado 2012

Mais uma vez ficam adiadas as medidas estruturais tão apregoadas pelos nossos governantes e das quais o país carece com urgência.
Estamos na presença de mais um orçamento do tipo socrático...
Não ponho em causa a necessidade das medidas, nem a justiça das mesmas. Longe disso. Questiono sim, quais são as medidas/ideias de futuro? Que rumo vamos dar à economia portuguesa? Quais os ajustes estruturais que o Sr. PPC, e seu governo, pretendem implementar?

Trata-se assim de um episódio deja vu, apenas com outros sacrifícios, outras ideias, mas na sua essência é apenas mais um conjunto de medidas, severas, que impõem sacrifícios duros aos portugueses, e que à semelhança dos famosos PECs não resolvem os problemas de Portugal. Até podem resolver os problemas momentâneos, que são graves e precisam de ser resolvidos, mas nada fazem na essência do problema.

Precisamos de medidas com visão globalizante e estruturante do país, nomeadamente medidas que reduzam a despesa do Estado no Longo Prazo e não apenas no curto prazo, de medidas que estimulem a economia e o sector privado, porque desta forma estamos a adiar, mais uma vez, o problema do défice e da dívida pública.

Mas, com certeza que esta foi apenas a apresentação das medidas mais impopulares dos próximos orçamentos, ficando para depois a apresentação das medidas estruturais, dos estímulos à economia e às empresas, entre outras boas noticias.
Assim esperemos...

Sem comentários:

Enviar um comentário